Pular para o conteúdo principal

Mais saúde no seu prato : saladas e verduras



Que comer salada faz bem para saúde todo mundo sabe, mas entre saber da importância e realmente comer, existe uma diferença enorme. 

Algumas pessoas amam comer um prato de salada colorido e delicioso, outras acham que é uma tortura, não suportam nem o cheiro.
Para as pessoas que não gostam, algumas táticas precisam ser encaradas. É preciso muito incentivo e força de vontade para mudança de hábito, que deve ser gradativa e para a vida toda.
Não adianta fazer cara feia, experimente! Prove verduras que você não conhece, inove com aquelas de que não gosta muito, com temperos novos, molhos para saladas, com outros tipos de preparo. Além do sabor ser fundamental, existe a questão da saúde, imagine como seu corpo vai se beneficiar das fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos.
Listamos algumas hortaliças para você variar e sair do tradicional alface com tomate. Conheça novos alimentos para que você possa incluí-los em seu prato com prazer e não por obrigação.
Tipos de folhas
ACELGA - Folhas verde-claras, macias e grandes, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece 2 kcal por folha e em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.
COUVE - Folhas grandes e verdes e bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações. A mais conhecida dos brasileiros é a couve “à mineira”, cortada em tiras muito finas e refogada. Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.
ESPINAFRE - Folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água e depois de cozimento se reduz um pouco. Normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. Uma colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras também estão presentes.
ALFACE - Esta é a verdura de maior consumo no país. É cultivada no mundo todo sendo encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. Uma folha tem 2 kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.
AGRIÃO - Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. Um ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A, C e folato.
RÚCULA - Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verdes e de sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas. Uma folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e fibras.
Higienização
É fundamental fazer a higienização adequada das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos.
Dicas de preparo
Você pode utilizar as folhas em diversas preparações: saladas, sucos, cozidos, refogados, tortas, bolos, etc. Veja algumas dicas:
·         Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas.
·         Se for consumir as folhas cruas, em saladas, tempere com azeite ou utilize molhos com ervas aromáticas, iogurte, limão, etc.
·         A melhor maneira de cozinhar as hortaliças é a vapor, método que perde menos nutriente.
·         Para refogar utilize um pouco de óleo vegetal e alho e por pouco tempo. O alho possui propriedades antioxidantes, ou seja, que fazem bem à saúde. Os óleos mais saudáveis são os de canola e girassol.
·         Como você pode perceber existem muitas maneiras de consumir folhas no seu dia-a-dia. Além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras possuem pouquíssimas calorias. Então aproveite e encha seu prato de salada!

Roberta Silva
Nutricionista - CRN-3 14. 113

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer água alcalina em casa

  Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar água alcalina nos supermercados, pronta para o consumo, ou aparelhos/filtros especiais que fazem isso de maneira automática. A boa notícia: essa água antioxidante pode ser feita em casa com o uso de ingredientes básicos, baratos e fáceis de encontrar. Você precisa apenas de bicarbonato de sódio e água filtrada. Se quiser ter certeza de que o nível de PH está correto, pode comprar tiras de medição. Mas a receita é dissolver cerca de 1 a 2 gramas – obrigada ao leitor Toni pela correção e atualização do post – de bicarbonato de sódio em um galão de 20 litros de água. Por conta da alta diluição não se nota o gosto do bicarbonato e se evita a alcalose, que é quando existe excesso da substância na água – o que pode ocasionar prisão de ventre, irritabilidade, espasmos musculares, vômitos, entre outros.   Outra forma muito simples de alcalinizar o corpo é usando limão . Sim, os limões têm gosto e são ácidos, mas são alcalinizantes

O pêndulo

Com o pêndulo pode resolver alguns problemas do seu dia-a-dia . Saiba como utilizá-lo para ter sucesso no amor, nas finanças e para localizar objetos perdidos.   O pêndulo é um dos instrumentos básicos da Radiestesia , ciência mágica à qual o homem recorre desde a pré-história quando o utilizava para encontrar água em baixo da terra. Como um radar o pêndulo capta a vibração da energia de tudo o que existe e indica a presença dessa energia por meio de oscilações. Por isso, ele é utilizado até em alguns consultórios médicos (para diagnóstico e indicação do tratamento de doenças) e na localização de jazidas dos mais diversos minérios. Também pode usar o pêndulo para obter orientação no amor, no trabalho, nos negócios, para achar objectos perdidos e para detectar radiações que prejudicam a sua saúde. Basta que, antes, se familiarize com ele por meio de alguns exercícios bem simples. Existem à venda dezenas de modelos de pêndulos, dos mais diferentes materiais, mas pode confecc

Descubra os benefícios da água alcalina para a sua saúde

      O que é água alcalina? Qual a sua composição nutricional? É aquela que tem um ph superior a sete, possui um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, não possui metais pesados e compostos orgânicos indesejáveis. Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água alcalina deve possuir um ph entre 9 e 10, superior ao do corpo humano, que encontra-se em torno de 7,5.   Como descobrir o ph da água? Basta procurar a tabela nutricional no rótulo das águas engarrafadas. A água alcalina pode ser bicarbonada (com bicarbonato de sódio) ou acrescida de outros minerais para alcançar um ph mais elevado ou obtida através de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como o cloro, flúor e outras substâncias indesejáveis. Evidentemente, a bicarbonada ou a acrescida de minerais, não deve ser a de escolha. E, o método de filtragem, deve ser a ionização, por preservar a alta concentração de minerais naturais da água e ser a maneira que pr