Pular para o conteúdo principal

Dietoterapia



                                          Mandala

O que é?

“Seja o teu alimento o teu remédio, seja o teu remédio o teu alimento”. (Hipócrates, séc. V a.C).
O estômago é a oficina onde se elabora a saúde e a vida. O equilíbrio fisiológico e a saúde física dependem de três funções: alimentação, metabolismo e eliminação.

Como alimentar-se
Semi-forte

Café da manhãImportante, não misturar mais de um tipo de fruta, escolher as de sua preferência, as mais depurativas são; abacaxi, pêra, uva, laranja, mamão mastigar 15 sementes, maçã, ou tomar o suco, sem açúcar ou adoçante. 

 Almoço – um prato de salada crua, hortaliças e verduras em geral milho verde, feijão verde, soja grão ou texturizada,  arroz integral
 Sua alimentação é escolhida não só para agradar ao paladar, mas para avigoramento do organismo. Não misture em uma mesma refeição mais de 4 tipos de alimentos, nem dois do mesmo tipo, como por exemplo, os cereais milho e arroz, não use tempero industrializado, escolha os naturais.  Não use óleo, mas azeite de oliva extra virgem, cru.

 Jantar - mamão, melancia, uva, abacaxi, laranja, banana da terra (somente um tipo de fruta) ou uma sopa de verduras, legumes com condimentos naturais, sem óleo, colocar azeite de oliva (extra virgem) depois de pronta  ou comer hortaliças fermentada.

Jejum forte

Só tomar URINA, CHÁ, e as terapias recomendadas, o jejum, como remédio para nossos males, é uma arma muito poderosa e ainda pouco usada. Existem doenças que só o jejum cura, como receitou Jesus. O jejum faz com que o corpo com fome destrua primeiro á doença dentro dele, depois as sobras em forma de quistos, tumores, etc, e só por último gasta o que necessita.


Dieta comum


       Faça a escolha dos alimentos abaixo de acordo com as suas possibilidades, dê preferência aos alimentos da região e da estação, pois 50℅ da melhora da sua saúde depende da disciplina e auto controle para aderir a uma alimentação saudável e equilibrada. A saúde, a harmonia, a auto defesa do organismo, o equilíbrio físico e emocional dependem de uma boa alimentação.

Classificação dos alimentos

Cereais→ Todo tipo de grãos que contem amido: Trigo, centeio, aveia, milho, arroz etc.
Legumes ou Leguminosos→São os que frutificam dentro da vagem: soja, feijão, ervilha, favas, grão-de-bico, lentilha, mangalô, andu, etc.
Turbeculos Feculentos→São as raízes e batatas que são produzidos dentro da terra: cará, inhame, mandioca ou aipim, batatinha, batata doce, etc.
Verduras→Todo tipo de folhas que aproveitamos das hortas: alface, almeirão, couve, repolho, cebolinha, salsa, espinafre, aipo, agrião, etc.
 Oleaginosas→São os produtos que contem óleo: castanha do Pará, amendoim, azeitonas, sementes de girassol, abóbora, etc.
Frutas doces→Figo, banana, maça vermelha, mamão, etc.
Frutas semi ácidas→cereja, caju, caqui, goiabada, ameixa, maça verde, etc.
Frutas ácidas→laranjas, limão, tangerina, bergamota, jabuticaba, abacaxi, morango, uva, etc.

O CORPO HUMANO PRECISA

*Carboidratos, gorduras, proteínas, sais minerais.
*Proteínas, azeitona, soja, amendoim, feijão, ervilhas, lentilhas, castanhas, coco, peixe, etc. As proteínas são para formação de células, elasticidades do corpo, formação dos músculos, bom funcionamento dos órgãos, darem resistência e fortificar o organismo.)

 HIDRATO DE CARBONO (CARBOIDRATOS)

    A função é produzir energia, são os assim chamados alimentos energéticos: mandioca, arroz, trigo, passas, flocos de aveia, milho, pão integral.
Gorduras ou Lipídios→Nosso corpo precisa de gordura para que as vitaminas A, D, e K sejam aproveitadas pelo organismo, principalmente certos tipos de acido gordurosos. São indispensáveis para a saúde, se eles faltarem podemos ter problemas com os rins, com o crescimento, com fecundidade, pele, etc. Levedo de cerveja, mel, abacate, quiabo, banana, ameixa, manga, castanha, amendoim.
SAIS MINERAIS→Eles regulam as funções do organismo juntamente com as vitaminas e a água. Os principais são:
Cálcio →manter os ossos e dentes fortes, agrião, quiabo, salsa, espinafre, melado de cana.
Fósforo→Os mesmo de cálcio e equilibrar a acidez do corpo: amendoim, castanhas, aveia, caju, coco,, milho (canjica), ervilha, grão-de-bico-, feijão, salsa e lentilha.
Cobre→Ajuda o corpo a aproveitar o ferro para formar o sangue: espinafre, couve, feijão.
Iodo→Regula o funcionamento da glândula tireóide, importante para o crescimento e para transformação dos alimentos no corpo humano, influi no intestino, sexo, calor, água do mar agrião, alcachofra, alho, alface, cebola, cenoura, couve-flor, ervilha, tomate.
Manganês→É importante para o sistema nervoso: aveia, trigo integral, nozes.
Potássio→Regula a água no corpo, elasticidade do corpo: azeitonas, fava, ameixa.
Magnésio→Relaxar músculos e nervos: cevada, vegetais verdes, arroz integral, nozes, etc.
Sódio→Manter líquidos no organismo, formação de bílis, tira venenos do corpo, não deixa o cálcio e o magnésio endurecer formando pedras na vesícula, rins ajuda a impedir a coagulação do sangue: germe de trigo, pão integral, cenoura, beterraba, castanha.
Enxofre→Ajuda combater parasita e micróbios, faz parte da insulina. Desinflamante, germe de trigo, lentilhas, aveia, arroz integral, cebola, couve, castanha, couve-flor.
Flúor→Controla as emoções, protegem doenças de medula, ossos, rins, vesículas (pedras): alho, aveia, cebola, beterraba, couve, espinafre, maça, feijão, trigo.
Ferro→Importante para a formação de glóbulos vermelhos do sangue: Influem na oxigenação do sangue. Fontes: melado, soja, amêndoa, coco, agrião, almeirão, etc.
Sal→é o Cloreto de Sódio: necessário para os glóbulos vermelhos do sangue, ajuda o acido clorídrico na sua formação que está presente no gástrico, faz funcionar algumas enzimas, é muito importante usar um pouco.
Mas o sal branquinho refinado que se vende por ai faz mal, devemos usar o sal natural. O SAL MARINHO ou SAL GROSSO.
Silício→Sua função é proteger osso, artérias, pele, influi, no crescimento do cabelo, dentes soltos na gengiva, transpiração exagerada, etc. fontes: alface, amora, aveia.
VITAMINAS→Cada vitamina é chamada por uma letra do alfabeto, mas a vitamina B se compõe de 12 tipos diferentes, por isso se chama de vitamina do complexo B (B até B12).Sua função é ser regulada das funções do corpo.Assim temos as vitaminas A,B (b1 até b12), C, D, E e  K..
Vitamina A→Crescimento, olhos, sistema nervoso, infecções: encontradas nas folhas verdes, quanto mais escuras a folha, mais vitaminas A possuem: Salsa, cenoura, espinafre, o fruto do dendê, polpa de buriti, mostarda, couve, caju vermelho, abóbora crua, alface.
Vitamina B1→Cardíacos, nervoso, fraqueza muscular. O álcool destrói a vitamina B1 no corpo, as maiores fontes são os cereais, mas integral, levado de cerveja, oleaginosos, etc.
Vitamina B2→Fígado, coração, oxigênio das células, olhos, a fala, a pelagra (diarréia, perturbações mentais, problemas de pele), falta de apetite, inflamação da córnea. Levedo de cerveja em pó, nozes, amendoim, mostarda, abacate roxo, espinafre.
Vitamina B6→Prevenção de pelagra, reações bioquímicas dos aminoácidos, cereais integrais, farelo de arroz, vegetais, legumes, levedo de cerveja.
Vitamina B12→Influi praticamente em todo corpo levedo de cerveja, cereais integrais.
Vitamina C→ar o escorbuto, gripes, resfriados, circulação, dentes, cicatrização, infecção, desintoxica, medula óssea. Pimentão cajus, frutas do conde, couve , goiaba, limão,nado, folhas de beterraba e rabanete, mamão, cebola, tangerina, laranja, lima, maça, couve-flor.
Vitamina D→ Contra o raquitismo,ajuda o cálcio e o fósforo desempenharem sua função, produzimos a vitamina D no nosso corpo organismo quando estamos expostos ao sol, principalmente de manha cedo, são os raios ultravioletas que produzem a vitamina D na pele humana também os alimentos expostos ao sol captam essas vitaminas.
Vitamina E→é a vitamina da reprodução e anti-esterelizante, influem sobre o metabolismo dos músculos. Sua falta pode causar queda de cabelo, parto prematuros, abortos, reumatismos, mau cheiro no nariz, etc. Grãos de cereais e seus azeites, legumes, verduras, etc.
Germes de trigo, de milho, óleo de amendoim, azeite de Olívia, óleo de linhaça, couve.
Vitamina K→Interrompe hemorragia, ela faz o fígado produzir um elemento necessário para a coagulação do sangue, a pro trombina. Espinafre, couve-flor, repolho, óleos vegetais, tomates, morangos, soja, ervilha, frutas e legumes em geral.

OUTRAS: Puba, fubá de milho, tapioca, macarrão integral (sem fritura), ricota feita em casa, leite de soja, queijo de soja (tofú), azeite de oliva (extra virgem), carne de soja texturizada, iorgute natural, coalhada.

USE TEMPEROS NATURAIS: Coentro, salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, sálvia, páprica, açafrão, coloral, cebola, alho, sal grosso, alho poro, gengibre, hortelã etc.
Você é o primeiro responsável pela sua cura, fazendo e tomando corretamente o seu chá e as terapias indicadas; orientamos para a cura do seu corpo, e não só de um órgão, por isso exigimos que siga corretamente o que se pede.
Evite todo tipo de carne e seus derivados, enlatados, peixe, carnes mortas, mortadela, presunto, etc.
Evite açúcar branco e todos os seus derivados como: refrigerantes, chocolates, caramelos, bolacha, etc.
Evite adoçante, margarina e todo tipo de alimento colorido que contenha muito produto químico.
Tanto a carne como o açúcar branco, são indigestos e produz acidez no sangue, origem principal do câncer. As sobras desta digestão alimentam os micróbios e são lixos no qual eles se recriam dentro do sangue. Comer pouco e tomar muito líquido durante o tratamento é muito importante

Dicas: Na feira livre você encontra alimentos mais saudáveis, com os pequenos agricultores.
Você quer conservar seu alimento saudável, com vitalidade. Não use forno microonda, pois toda comida requentada perde vitalidade.
Assepsia dos seus alimentos
 Lave com água corrente e sabão de coco e coloque de molho, meia hora, com uma colher de água sanitária para cada litro de água,.deixe de repouso meia hora.
Depois coloque no carvão vegetal, meia hora, que é radioativo e elimina o agrotóxico, guarde,
pois já esta pronto para  consumo.



            Alimentação – alimente sua saúde

         O prazer do paladar está aliado à manutenção da vida. No entanto, nosso bem estar físico e espiritual esta diretamente aliado á qualidade e quantidade de alimentos que ingerimos e também à maneira como o fazemos.
         O mais importante recurso terapêutico é uma alimentação equilibrada e pura, livre de produtos químicos e tóxicos. A dieta mais indicada para a saúde é simples, frugal, de grãos, frutas e hortaliças.
          Hoje temos uma infinidade de produtos alimentícios criados pela indústria (quase 30.000 “coisas para comer”) artificialmente. Se encontra de tudo, para todos os gostos e tudo pronto. Os famosos “fast food”.
          Segundo a ecologia clinica dos Estados Unidos, mais de 80% das doenças atuais são causadas pela “alimentação poluída”. Deduzimos daí que muitos alimentos devem ser evitados não só pelos doentes, mas também por aqueles que querem prevenir o surgimento de doenças. Entre estes produtos destacamos as carnes,  açúcar e os refinados.
         Quanto às carnes, causam putrefação no intestino, diminuindo a resistência às infecções por causa das toxinas próprias da carne. Nosso intestino não é adequado ao consumo de carne por ser muito longo e fino. E, como ela é indigesta, permanecendo longo tempo no seu interior, causa muita intoxicação. Mais prejudicial é a carne de gado e de frango de granja, produzidos à base de produtos químicos, hormônios de crescimento e engorda. Estes são agravantes que desaconselham o consumo de carne e todos os seus derivados, que a indústria a cada dia mais incrementa. ( Todo animal criado em cativeiro não é saudável)
          Hormônio do crescimento, anabolizantes e toda invenção da tecnologia moderna, para produzir mais em menos tempo, tem causado muitos distúrbios menstruais, tumores de ovários e mamas, útero e testículos. Para a conservação das carnes usam-se os conservantes e o salitre para deixar a cor vermelha dando a impressão de carne saudável e fresca. E o salitre é produto cancerígeno. Entende-se então como hoje há tanto câncer até em pessoas que tem aspecto saudável.
           E o açúcar? É um dos componentes da maioria dos alimentos. O açúcar branco é usado em quantidade muito elevadas e seu uso largamente estimulado pela propaganda. È um aditivo muito perigoso que antes não fazia parte da alimentação humana, seu uso vem se intensificando cerca de um século para cá e se tornou responsável por muitos distúrbios orgânicos: provoca as cáries dentária, determina a perda lenta de cálcio dos ossos e de magnésio, elimina grande parte das vitaminas do complexo B. O AÇUCAR É CONSIDERADO UM ANTE NUTRIENTE. O açúcar comporta-se no organismo como uma droga química que realmente é, embora retirado da cana de açúcar. È responsável por um vício mais comum que o álcool. “o açúcar branco, doce e refinado é uma droga viciante que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização. Ele é mais perigoso e traiçoeiro que a cocaína”. Atribui-se ao açúcar a capacidade de gerar a maioria das doenças modernas além de diminuir a resistência do organismo e eliminar o magnésio.
           O açúcar está presente em doces, bolos chocolates, bebidas e ainda como ingrediente na maioria dos alimentos industrializados.
            O açúcar estraga os dentes, provoca fermentação, causa diabetes, altera a pressão sanguínea, causa úlceras, afecções da pele, fadiga, depressão ,hiperatividade nas crianças. Hiperglicemia diminui a presença de vitaminas e sais minerais.
             Ele é responsável por problemas cardíacos, pedra na vesícula, varizes, hemorróidas, distúrbios de comportamento em crianças e causa cegueira. Na verdade ele é puro, branco e mortal.
             Portanto, é urgente que se ensine e pratique a grande verdade; aquele açúcar branco, bonitinho que adoça nosso paladar tornando nosso café matinal tão saboroso, representa como se fosse cicuta ou cigarro.
                ENQUANTO ISSO VOCÊ DEVE TOMAR  UMA DECISÃO PARA SI E PARA SEUS FILHOS.
                Temos ainda outro tipo de alimento que queremos abordar aqui. São os refinados: quanto mais refinado e mais “limpo” na verdade mais “sujo”. Especialmente as farinhas em geral; que quanto mais branca, mais qualidade lhes confere a indústria e propaganda. São totalmente contra indicadas por serem muito pobres em nutrientes e possuam grande capacidade fermentativa. Este produto contém conservantes químicos para evitar fungos e insetos na estocagem.
                 Quanto ao sal, aconselha-se o sal marinho ou gersal. Mesmo estes, em doses pequenas. Evite refinados, condimentos fortes, açúcar e seus derivados.
                  Você é  a única pessoa responsável pelo que ingere.

                                                        Texto Maria Pascoalina - Cuiaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer água alcalina em casa

  Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar água alcalina nos supermercados, pronta para o consumo, ou aparelhos/filtros especiais que fazem isso de maneira automática. A boa notícia: essa água antioxidante pode ser feita em casa com o uso de ingredientes básicos, baratos e fáceis de encontrar. Você precisa apenas de bicarbonato de sódio e água filtrada. Se quiser ter certeza de que o nível de PH está correto, pode comprar tiras de medição. Mas a receita é dissolver cerca de 1 a 2 gramas – obrigada ao leitor Toni pela correção e atualização do post – de bicarbonato de sódio em um galão de 20 litros de água. Por conta da alta diluição não se nota o gosto do bicarbonato e se evita a alcalose, que é quando existe excesso da substância na água – o que pode ocasionar prisão de ventre, irritabilidade, espasmos musculares, vômitos, entre outros.   Outra forma muito simples de alcalinizar o corpo é usando limão . Sim, os limões têm gosto e são ácidos, mas são alcalinizantes

Descubra os benefícios da água alcalina para a sua saúde

      O que é água alcalina? Qual a sua composição nutricional? É aquela que tem um ph superior a sete, possui um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, não possui metais pesados e compostos orgânicos indesejáveis. Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água alcalina deve possuir um ph entre 9 e 10, superior ao do corpo humano, que encontra-se em torno de 7,5.   Como descobrir o ph da água? Basta procurar a tabela nutricional no rótulo das águas engarrafadas. A água alcalina pode ser bicarbonada (com bicarbonato de sódio) ou acrescida de outros minerais para alcançar um ph mais elevado ou obtida através de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como o cloro, flúor e outras substâncias indesejáveis. Evidentemente, a bicarbonada ou a acrescida de minerais, não deve ser a de escolha. E, o método de filtragem, deve ser a ionização, por preservar a alta concentração de minerais naturais da água e ser a maneira que pr

O pêndulo

Com o pêndulo pode resolver alguns problemas do seu dia-a-dia . Saiba como utilizá-lo para ter sucesso no amor, nas finanças e para localizar objetos perdidos.   O pêndulo é um dos instrumentos básicos da Radiestesia , ciência mágica à qual o homem recorre desde a pré-história quando o utilizava para encontrar água em baixo da terra. Como um radar o pêndulo capta a vibração da energia de tudo o que existe e indica a presença dessa energia por meio de oscilações. Por isso, ele é utilizado até em alguns consultórios médicos (para diagnóstico e indicação do tratamento de doenças) e na localização de jazidas dos mais diversos minérios. Também pode usar o pêndulo para obter orientação no amor, no trabalho, nos negócios, para achar objectos perdidos e para detectar radiações que prejudicam a sua saúde. Basta que, antes, se familiarize com ele por meio de alguns exercícios bem simples. Existem à venda dezenas de modelos de pêndulos, dos mais diferentes materiais, mas pode confecc