Pular para o conteúdo principal

fitoterapia


O que é?
O termo fitoterapia tem origem grega, no qual fito (phyto) significa “vegetal” e terapia (therapeia) quer dizer “tratamento”. A fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde.

Pode-se considerar medicamento fitoterapia toda preparação farmacêutica (extratos, pomadas e cápsulas) utilizando como matéria-prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores e sementes) com reconhecido efeito farmacológico.


A fitoterápia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Diversas pesquisas científicas realizadas comprovam que o “tratamento vegetal” oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de doenças. A fitoterapia é comumente utilizada no combate doenças infecciosa, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos.

Estudos apontam que o uso de plantas, com fins medicinais, é anterior a 2000 a.C. O uso terapêutico de plantas é, provavelmente, tão antigo quanto a própria humanidade. Algumas antigas civilizações acreditam no “efeito místico” produzido pelas plantas utilizando-as em rituais religiosos.

Os nativos da ilha de Fiji, a mais de três mil anos, utilizam a planta kava kava (Piper methysticum) como calmante. Cientistas alemães realizaram estudos sobre as propriedades da kava kava, e comprovou-se que seu extrato tem efeito no combate à ansiedade.

Contudo, é necessário cautela na utilização de plantas. Conceitos populares de que as plantas não fazem mal ou o que vem da natureza não faz mal, não é verdade como um todo. Plantas como, por exemplo, a “comigo ninguém pode” é extremamente tóxica e pode matar. Assim como, estricnina, morfina e cocaína que também são produtos naturais.

Qualquer medicamento, incluindo os fitoterápicos, só deve ser consumido seguindo orientação médica. Dificilmente chega-se a uma overdose de chá de erva-cidreira, mas ainda existem muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer água alcalina em casa

  Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar água alcalina nos supermercados, pronta para o consumo, ou aparelhos/filtros especiais que fazem isso de maneira automática. A boa notícia: essa água antioxidante pode ser feita em casa com o uso de ingredientes básicos, baratos e fáceis de encontrar. Você precisa apenas de bicarbonato de sódio e água filtrada. Se quiser ter certeza de que o nível de PH está correto, pode comprar tiras de medição. Mas a receita é dissolver cerca de 1 a 2 gramas – obrigada ao leitor Toni pela correção e atualização do post – de bicarbonato de sódio em um galão de 20 litros de água. Por conta da alta diluição não se nota o gosto do bicarbonato e se evita a alcalose, que é quando existe excesso da substância na água – o que pode ocasionar prisão de ventre, irritabilidade, espasmos musculares, vômitos, entre outros.   Outra forma muito simples de alcalinizar o corpo é usando limão . Sim, os limões têm gosto e são ácidos, mas são alcalinizantes

Descubra os benefícios da água alcalina para a sua saúde

      O que é água alcalina? Qual a sua composição nutricional? É aquela que tem um ph superior a sete, possui um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, não possui metais pesados e compostos orgânicos indesejáveis. Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água alcalina deve possuir um ph entre 9 e 10, superior ao do corpo humano, que encontra-se em torno de 7,5.   Como descobrir o ph da água? Basta procurar a tabela nutricional no rótulo das águas engarrafadas. A água alcalina pode ser bicarbonada (com bicarbonato de sódio) ou acrescida de outros minerais para alcançar um ph mais elevado ou obtida através de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como o cloro, flúor e outras substâncias indesejáveis. Evidentemente, a bicarbonada ou a acrescida de minerais, não deve ser a de escolha. E, o método de filtragem, deve ser a ionização, por preservar a alta concentração de minerais naturais da água e ser a maneira que pr

O pêndulo

Com o pêndulo pode resolver alguns problemas do seu dia-a-dia . Saiba como utilizá-lo para ter sucesso no amor, nas finanças e para localizar objetos perdidos.   O pêndulo é um dos instrumentos básicos da Radiestesia , ciência mágica à qual o homem recorre desde a pré-história quando o utilizava para encontrar água em baixo da terra. Como um radar o pêndulo capta a vibração da energia de tudo o que existe e indica a presença dessa energia por meio de oscilações. Por isso, ele é utilizado até em alguns consultórios médicos (para diagnóstico e indicação do tratamento de doenças) e na localização de jazidas dos mais diversos minérios. Também pode usar o pêndulo para obter orientação no amor, no trabalho, nos negócios, para achar objectos perdidos e para detectar radiações que prejudicam a sua saúde. Basta que, antes, se familiarize com ele por meio de alguns exercícios bem simples. Existem à venda dezenas de modelos de pêndulos, dos mais diferentes materiais, mas pode confecc